Portal das Finanças
 Ajuda > FAQ
 Dúvidas dos TOC

Posso entregar Declarações de outros Sujeitos Passivos?

Quem precisa ter Senha de identificação?

Como posso consultar a situação de uma declaração de um cliente?

Porquê que apesar de ser um TOC, não consigo entrar na opção Serviços TOC para entregar declarações?

Recebo comprovativo de entrega da Declaração?

Nunca usei a minha senha de TOC, só a de sujeito passivo que agora não tenho acesso, o que fazer?

Ao digitar a minha senha, aparece a mensagem que a "Senha inválida.", o que fazer?

Posso entregar Declarações de outros Sujeitos Passivos ?

Pode entregar declarações de rendimentos de qualquer Sujeito Passivo, através deste serviço, desde que a CTOC nos tenha comunicado os Números de Identificação Fiscal dos seus clientes e estes lhe facultem a respectiva Senha de Identificação.

Quem precisa ter senha de identificação?

Para uma declaração ser entregue através da opção Serviços TOC, é necessário que este tenha uma senha de acesso e que os sujeitos passivos para os quais vai proceder à entrega de declarações também tenham senhas de acesso.

No caso da entrega de declarações Modelo 3 de IRS com Sujeito Passivo A e B, é necessário que ambos tenham senhas de acesso.

Como posso consultar a situação de uma declaração de um cliente?

Para verificar qual a situação de um determinado Sujeito Passivo que seja seu cliente, basta aceder à opção Serviços Online / Consultar e seleccionar qual a declaração pretendida.

Porquê que apesar de ser um TOC, não consigo entrar na opção Serviços TOC para entregar declarações?

Os Técnicos Oficiais de Contas só podem aceder à opção Serviços TOC, após a CTOC enviar à Direcção-Geral dos Impostos a identificação dos Sujeitos Passivos que são seus associados.

O acesso à opção Serviços TOC, será automaticamente cancelado ou suspenso, por efeito da aplicação de pena disciplinar de suspensão ou cancelamento, aplicada pela CTOC.

Recebo comprovativo de entrega da Declaração?

Aproximadamente dois dias úteis após ter submetido a sua Declaração, será remetido por correio, para a morada fiscal do Sujeito Passivo, um ofício indicando o estado da declaração.

Se alguma das declarações contiver erros, deverá corrigi-los (no caso da Declaração Anual, o tipo da nova declaração a entregar, depende da referência indicada no ofício enviado).